A depressão e seus sintomas

A depressão, ao contrario do que ainda se apregoa de forma leiga, é uma doença e não um estado de espírito. Pelo fato de um de seus sintomas ser tristeza, costuma-se a se confundir esses dois conceitos e pessoas que estão tristes, muitas vezes por coisas banais, dizem-se deprimidas.

Essa confusão, alem de muito inadequada, pode retardar a procura por um medico. Assim sendo, vale destacar quais são os principais sintomas depressivos a fim de alertar a população daquele que já foi considerado o mal do século.

Os principais sintomas de depressão são tristeza a maior parte do tempo e quase todos os dias, bem como a perda de prazer para realizar coisas que anteriormente eram repletas de prazer. Por exemplo, aquela pessoa que sempre adorou jogar futebol e subitamente vê esse esporte perder toda a graça, pode estar com depressão.

Aliados a esses dois principais sintoma podemos destacar choro por qualquer motivo, irritabilidade com pequenas coisas tirando a pessoa absolutamente do sério.

Podemos também destacar a alteração do padrão de sono com insônia ou sonolência excessiva e alteração do padrão de apetite com aumento da fome ou ainda sua diminuição.

Os doentes ainda destacam com igual importância prejuízo da libido e prejuízo da capacidade de concentração e Memória, com esta falhando com muita freqüência.

Indivíduos que apresentam a maioria desses sintomas, devem procurar o médico porque  podem estar com essa doença. Hoje em dia, com os instrumentos terapêuticos que temos a disposição, não existe motivo algum para incapacitar a vida com essa doença.